Sempre que acender sua vela, aguarde a cera derretida atingir toda a borda do frasco. Assim, você garante que a vela tenha uma queima uniforme, evitando a formação de túneis, o que prejudica o seu desempenho.
As velas que possuem cristais precisam ter os cristais retirados antes de serem acesas. Por serem muito grandes e pesados, se não forem removidos, podem afundar o pavio, o que impossibilitaria o uso da vela.
Quando for reacender a sua vela, verifique se o pavio está muito grande. Se estiver, corte um pedaço com muito cuidado para não deixá-lo tão curto a ponto de impedir que seja aceso novamente.
Não deixe a sua vela acesa por mais de 3 horas para não superaquecer o frasco.
Nunca deixe a vela acesa sem vigilância. Mantenha-o longe de objetos inflamáveis, animais domésticos e crianças pequenas.
Não transporte a sua vela enquanto ela estiver acesa ou com a cera derretida, aguarde que endureça novamente para mudá-la de lugar ou reacendê-la.
Depois de algumas horas da vela acesa, e ela estando bem derretida, é possível que o pavio se incline para perto de uma das bordas. Caso isso aconteça, com a ajuda de um utensílio de metal, centralize o pavio novamente, antes de apagar sua vela.